Esta semana, os cães machos tornam-se o foco do castramóvel, que oferece serviços de castração em Macapá. O atendimento ocorre de segunda-feira (18) à sexta-feira (22) com a distribuição de 15 senhas diárias nas Unidades Veterinárias de Atendimento em frente ao CEU das Artes Zona Sul, na Avenida Ivaldo Veras, nº 1118.
Os serviços estão abertos para animais de todos os bairros da capital. Para agendar o procedimento, os tutores devem apresentar cópias atualizadas do comprovante de residência, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.
Cães com idade mínima de seis meses até cinco anos, pesando no mínimo dois quilos e meio, podem ser castrados, desde que tenham sido vacinados contra a raiva – sendo operados um mês após a aplicação da vacina.
Durante o período de jejum sólido e líquido de oito horas antes da cirurgia, os tutores devem levar os animais para a coleta de material para os exames pré-operatórios. Após a confirmação, o retorno à cirurgia será agendado, com a obrigatoriedade de focinheira, guia reforçada e colar elizabetano.
Cuidados Pós-Operatórios
Após a cirurgia, os responsáveis devem seguir atentamente as recomendações:
- Repouso do animal por 10 a 14 dias;
- Administração dos antibióticos e anti-inflamatórios conforme orientação veterinária, iniciando um dia após a cirurgia;
- Em casos específicos, a indicação de vitaminas para auxiliar na recuperação;
- Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica para prevenir infecções, realizada no dia seguinte, pelo menos duas vezes ao dia;
- Manutenção de um ambiente familiar limpo para evitar infecções pós-operatórias.
A castração, além de contribuir para o controle populacional, desempenha um papel crucial na prevenção de doenças como câncer de mama e útero em fêmeas, e câncer de próstata em machos. Essa medida também é associada ao aumento da longevidade e à redução da agressividade nos animais.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.