A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) vem avançando na ampliação do sistema de fornecimento de água tratada para atender aos moradores do Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na zona norte de Macapá. A nova adutora já conta com mais de 85% dos serviços executados e tem como objetivo interligar a Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) ao habitacional para oferecer água 24 horas para a comunidade.
A obra iniciou em dezembro de 2022 e nesta fase as equipes instalam a ligação da adutora pelas margens da BR-210. São 3,5 km de extensão na nova rede que passa pelos bairros Jardim Felicidade, Infraero I, Açaí e Morada das Palmeiras, terminando no Macapaba. A obra tem investimento de pouco mais de R$ 6,5 milhões, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023.
Atualmente, o Conjunto Macapaba possui sistema isolado de abastecimento com poços tubulares profundos que foram reabilitados pela CSA ao iniciar suas operações no Amapá, em julho deste ano. O sistema atual tem capacidade de fornecimento com três janelas diárias de intermitência. A nova rede vai reforçar a água no habitacional, garantindo abastecimento regular para os 22 mil moradores do local.
MAIS INVESTIMENTOS
A CSA assumiu as operações de água e esgoto no estado em julho de 2022. A construção da nova adutora da zona norte faz parte do pacote de investimentos da concessionária na recuperação da infraestrutura recebida e na modernização dos sistemas de abastecimento existentes nas áreas urbanas dos 16 municípios do Amapá. Na capital, também estão em execução a reforma e modernização da ETAM e da captação de água bruta do Rio Amazonas.