Na noite de quarta-feira (10), a abertura oficial do Campeonato Amapaense de Futebol 2023 marcou o encontro entre o Trem e o São Paulo-AP. Enquanto o Trem, atual bicampeão da competição, foi o único clube profissional a disputar outra competição na temporada – mesmo já tendo sido eliminado da Copa do Brasil e Copa Verde – o São Paulo não teve grande destaque no campeonato do ano anterior.
Antes de a partida começar, foi realizado um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do cronista esportivo Fran Tavares, que ocorreu horas antes do início do jogo. Dirigentes da Federação de Futebol, jornalistas e presidentes de clubes falaram sobre Fran em homenagem ao seu legado no esporte.
Com a bola rolando, a partida foi emocionante do começo ao fim. O primeiro tempo foi marcado por boas jogadas, garantindo um equilíbrio entre as equipes. Aos 45 minutos, o Trem marcou de pênalti com o atacante Leandro Cearense. Quatro minutos depois, no último minuto dos acréscimos, o São Paulo empatou com um pênalti convertido pelo jogador Zé Ednaldo.
No segundo tempo, o Trem dominou o jogo, conseguiu ampliar o placar e acabou vencendo por 5 a 2. O meia Dudu, destaque da partida com dois gols marcados avaliou o desempenho do time.
Na avalição do lateral esquerdo Zé Ednaldo (foto abaixo), da equipe do São Paulo, o cansaço físico somado à falta de entrosamento dos jogadores foram os principais inimigos do elenco. Ele destacou as dificuldades encontradas pela equipe.
Com essa vitória, o Trem começou a competição com o pé direito, mostrando que está pronto para mais uma temporada de grandes jogos. Já o São Paulo terá que se recuperar na competição e buscar os melhores resultados nas próximas partidas.