Senador Lucas Barreto convoca ministra Marina Silva para esclarecer criação de megaparque marinho na Margem Equatorial

A área proposta abrangeria toda a margem equatorial do mar territorial brasileiro, estendendo-se desde a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa até os limites marítimos do Piauí e Ceará.

Ney Pantaleão
2 Min Read

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou, na última terça-feira (12), um convite para que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, preste esclarecimentos sobre a possível criação de uma unidade de conservação marinha de 35 milhões de hectares. A iniciativa partiu do senador Lucas Barreto, que expressou preocupação com o impacto da medida.

Senador Lucas Barreto convoca ministra Marina Silva para esclarecer criação de megaparque marinho na Margem Equatorial

Segundo Lucas, a área proposta abrangeria toda a margem equatorial do mar territorial brasileiro, desde a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa até os Estados do Piauí e Ceará. Ele destacou que a criação dessa unidade de conservação está sendo discutida em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP e o Centro de Biologia Marinha da USP, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e outras agências federais e estaduais.

IMPACTO ECONÔMICO E ESTRATÉGICO
O senador chamou atenção para a sobreposição da área planejada com uma região rica em reservas de petróleo e gás, incluindo o pré-sal das costas do Amapá, Pará e Maranhão. “A nova unidade de conservação coincide com uma região de descobertas geológicas trilionárias. Trata-se de uma área estratégica, equivalente a oito vezes o território do Rio de Janeiro, que não podemos abrir mão de explorar”, afirmou Lucas.

Senador Lucas Barreto convoca ministra Marina Silva para esclarecer criação de megaparque marinho na Margem Equatorial


CONVIDADOS PARA ESCLARECIMENTOS

Além da ministra Marina Silva, o requerimento do senador Barreto solicita a presença de outros representantes:
– Magda Chambriard, presidente da Petrobras;
– Marcos Olsen, almirante de esquadra e comandante da Marinha;
– Taisa Mendonça, secretária de Meio Ambiente do Amapá.

Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre o que acontece no Amapá? Envie sua mensagem pelo WhatsApp clicando aqui  ou ligue  para (96) 99123-0707.

Share This Article
Ney Pantaleão Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas Notícias.
Dispensar
Permitir notificações