Mais de 10 mil estudantes terão consultas e óculos de graça com projeto garantido pelo senador Lucas Barreto

O projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ vai possibilitar que estudantes da rede estadual de ensino do Amapá tenham acesso a serviços de prevenção e tratamento oftalmológico.

Ney Pantaleão
3 Min Read
Fotos: Governo do Amapá.

O projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ vai possibilitar que mais de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino público do Amapá tenham acesso a serviços de prevenção e tratamento oftalmológico. O programa é resultado da articulação do senador Lucas Barreto e vai permitir maior qualidade de vida para crianças e adolescentes com problemas de visão.

Mais de 10 mil estudantes terão consultas e óculos de graça com projeto garantido pelo senador Lucas Barreto
Lucas Barreto acompanhado do vice-governador Teles Jr, secretária de Saúde, Silvana Vedoveli, entre outros gestores.

Inicialmente, sete escolas estaduais serão beneficiadas, abrangendo diversas localidades em Macapá, incluindo as Escolas Estaduais Barão do Rio Branco, Antônio Munhoz, Marly Maria, Dom José Maritano, Nilton Balieiro, José de Alencar e Antônio Cordeiro Pontes. Posteriormente, o projeto será expandido para o município de Santana.

Mais de 10 mil estudantes terão consultas e óculos de graça com projeto garantido pelo senador Lucas Barreto

O projeto operará em três etapas distintas. Na primeira fase, será realizada uma triagem abrangente de todos os estudantes das escolas envolvidas, independentemente de idade ou série. Em seguida, serão identificadas condições como miopia, astigmatismo e hipermetropia, encaminhando os casos para consultas mais detalhadas. Por fim, o Estado fornecerá gratuitamente óculos de grau aos alunos diagnosticados com problemas de visão.

Como funciona o projeto?
O funcionamento prevê o início das consultas para avaliação da visão dos alunos ainda nesta semana. O projeto será realizado em colaboração entre as secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e Educação (Seed), em parceria com o Instituto Desponta Brasil.

Compromisso do senador Lucas Barreto
A execução do projeto foi possível graças ao compromisso do senador Lucas Barreto, que destinou R$ 2,7 milhões em emenda parlamentar para garantir os atendimentos. Esses recursos foram direcionados para a aquisição de equipamentos tecnológicos de ponta, os quais permitem diagnósticos rápidos e precisos, sem necessidade de contato físico e com entrega dos resultados em questão de segundos. “Essa iniciativa realizará diagnósticos precoces de seis fatores de refração que podem levar a problemas oftalmológicos e, em casos mais graves, à cegueira. O projeto também inclui a distribuição de óculos de grau para os estudantes que necessitarem”, afirma o senador.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.

Share This Article
Ney Pantaleão Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas Notícias.
Dispensar
Permitir notificações