O senador Lucas Barreto está cobrando atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra reajuste de conta de luz nos estados, em especial o Amapá. A solicitação foi feita durante audiência pública com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, realizada na última terça-feira (30) na Comissão de Infraestrutura (CI).
Ele apontou as dificuldades particulares de estados da Região Norte. De acordo com Lucas, o Amapá é o segundo maior gerador de energia na Amazônia, mas estranhamente possui a tarifa mais cara do Brasil. A Aneel aprovou aumento no transporte de energia 7% maior do que deveria. “É absurdo o que está acontecendo, mas estamos trabalhando com o Ministério Público para entrar com uma nova ação contra a Aneel”, garante o senador.
Segundo a Aneel, o custo na região Norte é o mais alto do país em razão da pouca densidade demográfica e dos baixos investimentos realizados pelas empresas privatizadas nos anos de 2018 e 2020. O diretor ainda explicou que essas companhias tiveram direito a revisões tarifárias extraordinárias por cinco anos. Mas, de acordo com ele, a perspectiva é que os reajustes sejam menores nos períodos seguintes.