A clínica-escola para autistas é um centro educacional e ambulatorial de diagnóstico, intervenção terapêutica e atendimento educacional multidisciplinar, que proporciona acolhimento e tratamento aos alunos com diagnóstico ou suspeita de Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O aumento no número de diagnósticos na capital motivou o vereador Odilson Nunes a apresentar um requerimento – já aprovado na Câmara Municipal de Macapá – solicitando o estudo de viabilidade técnica e financeira para a implantação de uma Clínica-Escola para Autistas na Zona Norte de Macapá.
A proposta prevê que alunos passem por atendimento psicopedagógico, que avaliará o desenvolvimento de aprendizagem e avaliação clínica educacional individualizada, além de garantir o acompanhamento psicossocial necessário aos pais e familiares dos alunos.
Para o vereador, é necessário a construção de equipamentos públicos para suprir a necessidade da Zona Norte, com especial atenção à saúde e a educação. A proposta segue agora para o conhecimento do prefeito Dr. Furlan, que em agosto do ano passado inaugurou o primeiro centro público especializado em crianças autistas na cidade.