Tribunal Regional Federal da 1ª Região empossa nova gestão para o biênio 2024-2026

A nova administração do TRF1 foi eleita durante sessão em fevereiro, seguindo as disposições do Regimento Interno, que prioriza a escolha dos magistrados mais antigos para a gestão.

Ney Pantaleão
3 Min Read

O desembargador federal João Batista Moreira assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em uma cerimônia realizada no dia 25 de abril. Este tribunal, o maior entre os seis regionais do país, abrange uma jurisdição que se estende por 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao seu lado, assumem a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas como vice-presidente e o desembargador federal Ney Bello como corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região.

Tribunal Regional Federal da 1ª Região empossa nova gestão para o biênio 2024-2026

A cerimônia de posse, realizada no plenário do TRF1 em Brasília, no Distrito federal, contou com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e distrital, representantes do Ministério Público, de entidades de classe e associações. O evento foi conduzido pelo então presidente, desembargador federal José Amilcar Machado, que agradeceu ao vice-presidente, Marcos Augusto de Sousa, e ao corregedor da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes, pelo trabalho realizado durante o último biênio.

Em seu pronunciamento de posse, o novo presidente do TRF1 destacou a importância da sala de sessões plenárias do Tribunal, onde prestou a prova oral do 4º Concurso de Juiz Federal, e que testemunha julgamentos históricos para a sociedade brasileira. João Batista Moreira também mencionou a recente ampliação do Tribunal, fruto da Lei 14.253/2021, que aumentou a composição do TRF1 de 27 para 43 magistrados. No entanto, apontou desafios relacionados à falta de espaço para a instalação dos gabinetes e a realização de sessões.

Tribunal Regional Federal da 1ª Região empossa nova gestão para o biênio 2024-2026

Dentro desse contexto, o desembargador federal ressaltou o maior desafio de sua gestão nos próximos dois anos: a conclusão da obra da nova sede do TRF1, iniciada em 2008 e prevista para ser concluída em 2029. Segundo ele, isso garantirá instalações condizentes com a importância do Tribunal na prestação jurisdicional.

Ao encerrar seu discurso, João Batista Moreira expressou seu desejo de dar continuidade ao trabalho de seus antecessores, como Alberto Vieira da Silva, Assusete Magalhães e Amilcar Machado, destacando a importância de suas contribuições para o TRF1.

A nova administração do Tribunal foi eleita durante sessão plenária em 8 de fevereiro, seguindo as disposições do Regimento Interno do TRF1, que prioriza a escolha dos magistrados mais antigos para a gestão. Além de João Batista Moreira como presidente, integram a administração Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas como vice-presidente e Ney de Barros Bello Filho como corregedor.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.

Share This Article
Ney Pantaleão Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas Notícias.
Dispensar
Permitir notificações