Ad imageAd image

Técnicos do Ministério da Saúde investigam e monitoram surto gripal no Amapá

Desde sábado (13), três crianças já perderam a vida em UTI's devido a síndromes gripais ou Síndrome Respiratória Aguda Grave

Ney Pantaleão
2 Min Read
Fotos: Gabriel Macial/GEA.

Dez técnicos do Ministério da Saúde desembarcaram ontem (16) no Amapá para prestar atendimento após o Governo do Estado declarar situação de emergência na saúde pública no último sábado (13). A gravidade da situação se intensificou devido a um surto de síndromes gripais, que evoluiu em superlotação e, lamentavelmente, na morte de crianças no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Técnicos do Ministério da Saúde investigam e monitoram surto gripal no Amapá

Desde o sábado (13), três crianças já perderam a vida nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devido a síndromes gripais ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O governo informou que está trabalhando para abrir mais leitos em Macapá e Santana, além de aguardar a chegada de outros 20 profissionais do Governo Federal para fortalecer a equipe de saúde local.

Entre os profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) estão médicos pediatras, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Além disso, o Amapá está aguardando a chegada de kits de análises laboratoriais e medicamentos.

Técnicos do Ministério da Saúde investigam e monitoram surto gripal no Amapá

Em Brasília, o governador Clécio Luís se reuniu com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e destacou a situação de emergência pela qual passa a população amapaense.

Entre as prioridades elencadas pelo gestor, estão novos equipamentos para as unidades de saúde, materiais para equipar 30 leitos de UTI do Hospital Universitário (HU), equipes de vacinadores e profissionais, como pediatras e epidemiologistas.

Share This Article
Ney Pantaleão Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas Notícias.
Dispensar
Permitir notificações