Judoca de 78 anos treina para cuidar do coração e da mente

A aposentada faz parte da primeira turma de judô do projeto 'Esporte é Segurança'

Ney Pantaleão
2 Min Read
Foto: Maksuel Martins

A aposentada Alzira dos Santos, de 78 anos, é uma atleta dedicada e exemplo de superação para todos nós. Com cabelos brancos e o rosto marcado pelo tempo, ela é uma praticante assídua das aulas de judô promovidas pelo projeto social “Esporte é Segurança”, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Mesmo com problemas de saúde, ela não desiste de manter o corpo em movimento e não deixa a idade ser um empecilho.

Lucimar Paixão, de 64 anos, também faz parte da primeira turma da melhor idade do projeto “Esporte é Segurança”. Com diversas complicações de saúde, ela não se deixou abater e já avaliava que a vitalidade só aumentava desde que começou a treinar judô.

Judoca de 78 anos treina para cuidar do coração e da mente

ESPORTE É SEGURANÇA
É um projeto que serve como ferramenta de inclusão social através do esporte e ocorre em conjunto com a Delegacia Geral de Polícia Civil, a Federação Amapaense de Judô e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. As aulas, inicialmente direcionadas aos profissionais da segurança pública e seus dependentes, foram expandidas para a comunidade e, agora, abrangem também os idosos.

O sensei Antônio Viana, que é policial civil aposentado e treinador do projeto, afirma que a prática de atividades físicas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida em todas as idades, sendo ainda mais importante para os idosos, pois contribui para aumentar o tônus muscular e retardar o processo natural de perda de força e equilíbrio.

Judoca de 78 anos treina para cuidar do coração e da mente

INSCRIÇÕES
A turma de judô da melhor idade ainda tem 20 vagas disponíveis para quem quiser participar. Para se inscrever, basta comparecer à sede da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), localizada na rodovia Duca Serra, 2220, Marabaixo II, e procurar pelo sensei Antônio Viana. Segundo o treinador, essa é uma oportunidade de viver bem, com bom humor, respeito e muita amizade.

Share This Article
Ney Pantaleão Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas Notícias.
Dispensar
Permitir notificações