Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12) sobre as chamadas “sobras eleitorais”, mudando a configuração de sete mandatos na Câmara dos Deputados. A decisão impacta diretamente a composição da bancada do Amapá, que terá metade de sua representação federal substituída.
O estado, que possui oito deputados federais em razão de seu contingente populacional, verá a troca de quatro parlamentares. Com a decisão do STF, os deputados Dr. Pupio (MDB), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Silvia Waiãpi (PL) perderão seus mandatos. Em seus lugares, assumirão André Abdon (PP), Aline Gurgel (Republicanos), Paulo Lemos (PSOL) e Professora Marcivania (PC do B).
A aplicação da decisão, no entanto, não é imediata. Os parlamentares afetados ainda podem recorrer por meio de recursos protelatórios. Contudo, após a publicação do acórdão, os suplentes deverão assumir as vagas.
A mudança na bancada do Amapá tende a fortalecer a influência do senador Davi Alcolumbre (UB), atual presidente do Senado Federal, pois todos os novos deputados que assumirão as vagas são aliados políticos de Alcolumbre, ampliando seu poder de articulação no Congresso Nacional.
Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.