A Polícia Civil (PC) do Amapá, através da Delegacia de Homicídios (Decipe), indiciou quatro detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) pelo crime de homicídio qualificado. O fato ocorreu na madrugada do dia 7 de novembro de 2023.
De acordo com o delegado Leonardo Oliveira, o caso era inicialmente tratado como suicídio, mas durante a investigação revelou-se um homicídio praticado com a participação de pelo menos quatro presos da mesma cela onde a vítima cumpria pena pelo crime de roubo.
O delegado Leonardo Oliveira, responsável pelo caso, destacou que o fato ocorreu no “pavilhão seguro”, destinado aos presos que sofrem ameaças ou agressões. A vítima, acusada de ser um ‘X9’, termo utilizado no meio criminoso para referir-se a um possível informante que colabora com a polícia ou rivais, foi encontrada enforcada por uma corda feita por lençol – chamada Tereza –, já sem sinais vitais.
O inquérito policial agora segue para a justiça, e caso os suspeitos sejam condenados, poderão ter pena de até 30 anos de reclusão, que será somada às penas que já cumprem no IAPEN.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.