O senador Lucas Barreto anunciou nesta segunda-feira (5) uma conquista importante para a população amapaense. Após a suspensão do Programa BariSUS no final de 2022 e denúncia feita pelo deputado estadual Roberto Góes na Assembleia Legislativa, cobrando a retomada das cirurgias bariátricas no estado, o senador anunciou investimento de R$ 6 milhões para a retomada do programa que é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Em 2022, o Programa BariSUS estava sendo mantido com os recursos enviados pelo senador Lucas Barreto, que destinou quase R$ 2 milhões para a realização dos procedimentos. Porém, no final do ano o programa foi suspenso. A intenção de Lucas é garantir o tratamento cirúrgico com cirurgia bariátrica a pessoas portadoras de obesidade, associadas a comorbidades, visando promover uma melhor qualidade de vida.
Nesta segunda-feira (5), ao anunciar o retorno dos atendimentos e cirurgias o senador comemorou: “Abraçamos o programa desde quando era apenas um sonho, que se tornou realidade e mudou muitas vidas. Agora, vamos possibilitar a retomada desses procedimentos importantes”.
BARISUS
O Programa BariSUS tem como objetivo promover a saúde por meio de cirurgias bariátricas, que além de combater a obesidade, também criou para a redução de doenças como diabetes e pressão alta. Pacientes que passaram pelo procedimento aconselharam a deixar de usar até 11 medicamentos ao longo do processo de perda de peso. Com o retorno do programa, espera-se que mais vidas sejam transformadas e que o acesso a tratamentos de qualidade seja ampliado para a população do Amapá.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar no número (96) 99123-0707 ou manda mensagem no WhatsApp clicando aqui.