O Governo do Amapá (GEA) nomeou, nesta terça-feira (18), 39 novos servidores para a Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá (FSA), antiga Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria). A medida reforça o compromisso com a valorização do serviço público e a reestruturação do sistema socioeducativo estadual. Os profissionais nomeados atuarão diretamente na garantia dos direitos de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Os novos servidores incluem 10 monitores socioeducativos, 10 educadores sociais, sete arte-educadores, sete pedagogos e cinco psicólogos. A nomeação foi viabilizada pela prorrogação, em 2023, da validade do concurso público de 2018, permitindo que o governador Clécio Luís convocasse todos os candidatos, zerando o cadastro reserva.
O vice-governador Teles Júnior ressaltou que a iniciativa integra a agenda de renovação administrativa do governo, respeitando os limites da responsabilidade fiscal. Nos últimos anos, mais de 5,2 mil candidatos foram convocados para diversas áreas, passando por curso de formação ou sendo efetivados na carreira pública. Além disso, a Fundação registrou melhorias na estrutura física, com a reforma de todas as unidades, o que contribuiu para reduzir significativamente o número de adolescentes atendidos anualmente.
A nova política de socioeducação prioriza uma abordagem mais humanizada e eficiente na reintegração social dos jovens. O curso de formação dos novos servidores foi ministrado por profissionais experientes do Sistema Socioeducativo e da Segurança Pública, garantindo um atendimento alinhado às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.