Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços em Macapá e Santana na manhã desta terça-feira (12) pela Polícia Federal (PF) durante a operação Arrecife. A intenção é apurar indícios de corrupção e fraudes em processos licitatórios na Prefeitura de Santana, a segunda maior cidade do Amapá.
A ação faz parte das investigações que buscam desmantelar um esquema ilícito envolvendo contratos públicos. A PF investiga o favorecimento a uma empresa específica durante o processo licitatório para a aquisição de equipamentos médicos destinados ao Centro de Saúde da Mulher de Santana.
O esquema teria como peça–chave um ex–pregoeiro da Central de Licitações da secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Santana. Ele é acusado de manipular o processo licitatório para beneficiar a empresa em troca de pagamentos indevidos.
As investigações apontam que ele utilizava do cargo para frustrar a competitividade das licitações, configurando crimes como corrupção passiva, fraude à licitação e associação criminosa. Ele teria atuado para garantir que a empresa previamente escolhida saísse vitoriosa no processo, simulando uma disputa transparente.
Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre o que acontece no Amapá? Envie sua mensagem pelo WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.