O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, formalizou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã desta quinta-feira, em uma cerimônia no Palácio da Alvorada. O evento contou com a presença do presidente Lula, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Randolfe retorna à sigla após quase duas décadas. O senador já exerceu mandato de deputado estadual pelo partido entre 1999 e 2005, antes de deixar a legenda em meio a crise do escândalo do mensalão. O parlamentar estava sem partido desde maio de 2023, deixou a Rede Sustentabilidade devido a divergências com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A aproximação de Randolfe com Lula se intensificou durante a campanha presidencial de 2022, quando ele desistiu de se candidatar ao governo do Amapá para integrar o núcleo da campanha do petista. Foi líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro e vice-presidente da CPI da Covid no Senado em 2021. Sua atuação contra aliados de Bolsonaro foi um dos fatores que levaram Lula a indicá-lo à liderança do governo no Congresso.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.