Warning: file(./rhyutqjjqs.txt): Failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/neypantaleao.com/wp-content/plugins/HelloDollyV2/hello_dolly_v2.php on line 41

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /www/wwwroot/neypantaleao.com/wp-content/plugins/HelloDollyV2/hello_dolly_v2.php on line 42

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /www/wwwroot/neypantaleao.com/wp-content/plugins/HelloDollyV2/hello_dolly_v2.php on line 42
CNJ mantém afastamento de juiz suspeito de beneficiar criminosos no Amapá - Ney Pantaleão
Ad imageAd image

CNJ mantém afastamento de juiz suspeito de beneficiar criminosos no Amapá

Ele teria atuado em conjunto com esposa advogada, condenada em 2023 por organização criminosa.

Ney Pantaleão
3 Min Read

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (21), manter o afastamento cautelar do juiz João Teixeira de Matos Junior, titular da Vara de Execuções Penais de Macapá, Amapá. Além disso, foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a conduta do magistrado. A decisão foi baseada em indícios de que o juiz teria beneficiado líderes de organizações criminosas, concedendo vantagens a presos em 44 processos.

CNJ mantém afastamento de juiz suspeito de beneficiar criminosos no Amapá

A decisão do plenário seguiu o voto do relator, o ministro corregedor Luís Felipe Salomão. O conselho analisou uma possível infração disciplinar identificada durante uma inspeção realizada pela corregedoria na Justiça do Estado. Em abril, o ministro Salomão já havia determinado o afastamento cautelar do juiz, destacando a constante mudança de suas decisões e a dificuldade em recapturar presos que haviam sido liberados por ele.

“Na quase totalidade dos 44 processos analisados, após a manifestação do MP, houve retratação da decisão tomada anteriormente, com revogação ou modificação do benefício concedido. Porém, em muitos casos, foi necessário mobilizar toda a estrutura da Polícia Civil para recapturar os egressos, inclusive em outras unidades da Federação, e em outros tantos, o beneficiado foi preso em flagrante na prática de outro crime ou mesmo morto em confronto com a polícia”, afirmou Salomão.

CNJ mantém afastamento de juiz suspeito de beneficiar criminosos no Amapá

A análise do referendo da medida começou em sessão virtual, mas foi destacada para o plenário. Durante a sessão desta terça, o relator reforçou que o juiz teria feito concessões repetidas e indevidas, de forma ampla e descuidada. Parte das decisões beneficiou autores de crimes violentos e hediondos, alguns deles integrantes de facções criminosas, sem a necessária consulta ao Ministério Público.

Além disso, há indícios de que o juiz tenha atuado em conjunto com sua esposa, que é advogada e teria representado partes em processos conduzidos por ele. Os conselheiros consideraram nítido o caráter de suspeição ou impedimento na atuação do magistrado nesses casos. A esposa do juiz foi condenada, em dezembro de 2023, a 10 meses de reclusão por corrupção ativa, uso de documento falso e organização criminosa. Na sessão de hoje, Salomão registrou que a união entre o magistrado e sua companheira persiste.

Diante desses fatos, o ministro Salomão entendeu que o afastamento do juiz deve ser mantido e que a abertura do PAD é necessária para apuração dos fatos. A decisão foi acompanhada pelos conselheiros Guilherme Caputo Bastos, José Rotundano, Mônica Nobre, Alexandre Teixeira, Renata Gil, Daniela Madeira, Pablo Barreto, Daiane Lira, Luiz Fernando Bandeira de Mello e Luís Roberto Barroso.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.

Share This Article