Nos últimos dias, os postos de combustíveis em Macapá viraram cenários de filas extensas e quase intermináveis de veículos, ocupando quarteirões inteiros em busca de gasolina. O Portal Ney Pantaleão denunciou no dia 29 de julho de 2023, que uma informação falsa divulgada em grupos de WhatsApp provocou um verdadeiro pânico entre os motoristas, desencadeando uma multidão enfileirada no rumo as bombas de combustíveis.
Mas afinal de contas, Macapá está enfrentando uma falta de combustível? A resposta é não. O que está havendo é simplesmente o aumento descontrolado no consumo por parte de motoristas. Segundo um empresário de uma rede de postos, um atraso no abastecimento foi desencadeado há uma semana devido a um problema em um rebocador de uma balsa responsável pelo transporte do produto para o Amapá.
Para compreender o que está havendo, é fundamental saber que duas distribuidoras de combustível operam no abastecimento no Estado. A Vibra Energia, que é a antiga BR Distribuidora – Petrobras, e a Ipiranga. O Portal NP aprofundou a apuração e confirmou que a balsa que apresentou problema há 9 dias foi a da Vibra/Petrobras, enquanto a Ipiranga continuava operando com abastecimento regular na região.
Com as denúncias ganhando força nas redes sociais, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) entrou em ação e passou a monitorar a situação. A chefe de fiscalização Lana Cristina, notificou as empresas, que por sua vez afirmaram que o sistema de abastecimento estava normal, porém devido ao consumo excessivo, os estoques diminuíam antes do previsto.
Diante da ampla repercussão, a Polícia Civil (PC) resolveu iniciar uma investigação para identificar o autor da falsa notícia – fake news. O objetivo é responsabilizar civil e criminalmente aquele ou aqueles que atuaram para disseminar tal desinformação. Segundo o Governo do Estado do Amapá (GEA), em ato de desespero, muitos indivíduos chegaram a abastecer até 500 litros de combustível para armazenar em casa, o que agravou ainda mais a escassez nas bombas diminuindo o estoque.
ESTADO EM AÇÃO
No final da tarde desta sexta–feira (4), o governador Clécio Luis reuniu com donos de postos, procuradoria–Geral do Estado (PGE), representante da Assembleia Legislativa (ALAP), Polícia Civil (PC) e imprensa para fazer um pronunciamento dizendo que “é necessário tranquilizar a população que hoje não há falta na distribuidora. Portanto, se nós voltarmos a consumir a nossa média usual, não vai mais faltar combustível, vai normalizar em poucos dias. Mas se nós continuarmos consumindo acima da média, vai demorar ainda mais para normalizar”, avaliou.
Além disso, o GEA fez uma solicitação às distribuidoras que atuam no Amapá, para que possam estender o horário de fornecimento do combustível para os postos, e nos postos, que fosse implementado um horário extra de atendimento com a intenção de amenizar a carência enfrentada pela multidão. Na manhã deste sábado (5), as filas já estão menores e o abastecimento voltando o normal.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar com a gente? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.