O processo de fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro e o Patriota aprovado em outubro do ano passado está praticamente finalizado e nascerá o partido “Mais Brasil”, que terá o número 25 nas urnas. O estatuto está pronto e resultado da união já registrado em cartório. O CNPJ está definido na receita, só resta a homologação do Tribunal Superior Eleitoral, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
O presidente nacional do PTB, Kassyo Ramos, deverá ocupar função de destaque e importante nas decisões do Mais Brasil. Ele acredita que o partido nascerá forte e estará presente nas disputas das eleições municipais em 2024 pelo Brasil. No Amapá, estado de nascimento do presidente, há tratativas sobre quem presidirá o partido. No entanto, o PTB segue sendo dirigido pelo empresário Bruno Cei, que tem sido procurado por grandes lideranças comunitárias e políticas.
UNIÃO DE PARTIDOS
A fusão partidária se fez necessária porque os dois partidos não conseguiram atingir a cláusula de desempenho nas eleições de 2022, que garante acesso ao Fundo Partidário, tempo de TV e estrutura de liderança na Câmara. Pela regra, os partidos devem eleger ao menos 11 deputados federais em 9 Estados ou ter, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara.