A corrida pela prefeitura de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, ganhou um novo personagem que tem movimentado o cenário político. Trata-se de Catarino Sena Moraes, o Sena da Dinâmica, empresário de 51 anos, morador da cidade há mais de duas décadas. Ele é visto por aliados como o nome capaz de representar uma terceira via numa disputa que até então polarizava entre dois grupos.

TRAJETÓRIA POLÍTICA
Sena não é novato na política oiapoquense. Em 2020, em plena pandemia, ele aceitou o desafio de disputar a prefeitura pelo Partido Social Liberal (PSL), mesmo com a campanha começando tardiamente e sem ter perfis ativos nas redes sociais. O resultado surpreendeu, pois conquistou mais de 1.300 votos, ficando em quarto lugar, mostrando que tem capilaridade eleitoral.
Nas eleições municipais de 2024, ele tentou uma vaga na Câmara de Vereadores pelo MDB. Foi o candidato mais votado do partido, mas não conseguiu se eleger por conta do quociente eleitoral. Mas, com a expectativa de retotalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá após a fraude na cota de gênero do Partido Liberal (PL), que deve cassar o mandato de três vereadores, Sena pode assumir uma cadeira no Legislativo a qualquer momento — o que fortaleceria ainda mais sua pré-candidatura.
DIÁLOGO COM INDÍGENAS, EVANGÉLICOS E PETRÓLEO
Além da experiência nas urnas, Sena da Dinâmica carrega duas bandeiras importantes na região, pois tem fortes relações com as aldeias indígenas e é liderança de destaque no meio evangélico. Na iniciativa privada, construiu trajetória sólida como empresáriom, é proprietário do Magazine Dinâmica — daí o apelido “Sena da Dinâmica” — e acredita que esse know-how pode ajudar Oiapoque a se preparar para o desenvolvimento com a exploração de petróleo pela Petrobrás na Margem Equatorial.

“Estou preparado para o desafio e afirmo que a minha experiência na iniciativa privada vai contribuir muito para o desenvolvimento do nosso município”, disse Sena ao Portal NP durante passagem por Macapá para articular apoios.
Agora pré-candidato pelo MDB, ele enfrentará movimentação interna na legenda. Outros nomes do partido também ensaiam entrar na disputa, mas sem a mesma musculatura. Do outro lado, os adversários devem ser o deputado Delegado Inácio Maciel e o vereador Guido Mecânico — atual prefeito interino e aliado do prefeito afastado e preso, Breno Almeida. A eleição suplementar promete esquentar nos próximos dias.
Tem alguma notícia pra compartilhar? Envie no nosso WhatsApp clicando aqui ou ligue (96) 99123-0707.