Um dos maiores avanços recentes na política amapaense veio de onde até pouco tempo era sinônimo de muitas críticas: a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Sob comando da presidente Alliny Serrão, a Casa deu um salto histórico nos índices de transparência e agora será reconhecida nacionalmente com o Selo Diamante, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
A mudança impressiona pela rapidez. Em pouco tempo, a Alap saiu de 9% para 98% de transparência, segundo os dados que serão divulgados oficialmente ainda durante este mês de novembro. O avanço coloca a instituição entre as mais transparentes do país.
Alliny Serrão, do partido União Brasil, foi reeleita para presidir a Assembleia nos biênios 2023–2025 e 2025–2027, tornando-se a primeira mulher a comandar o Legislativo estadual por dois mandatos consecutivos. A gestão dela tem sido marcada por abertura de dados, modernização dos processos internos e maior acesso da população às informações públicas.
O reconhecimento do PNTP reforça o impacto das medidas adotadas e consolida a Alap como referência em boas práticas de governança e responsabilidade com o dinheiro público.
Tem alguma notícia pra compartilhar? Envie no nosso WhatsApp clicando aqui ou ligue (96) 99123-0707.