A coleta de lixo em Macapá está sendo normalizada, segundo afirmou o secretário de Zeladoria Urbana, Helson Roberto Freitas, em entrevista concedida nesta quarta-feira (9) ao Programa do Ney Pantaleão, de segunda a sexta-feira, na rádio Equatorial 94.5 FM.
Helson explicou que o serviço foi impactado depois que quatro caminhões quebraram simultaneamente ao tentar subir as montanhas de lixo no aterro sanitário localizado no KM 14 da BR-210, durante uma forte chuva que atingiu a região. O problema causou oito dias de atraso na coleta e gerou o acúmulo de sacolas de lixo em vários bairros da capital.
De acordo com o secretário, a coleta de lixo domiciliar segue um cronograma fixo: na Zona Sul, os caminhões passam às segundas, quartas e sextas-feiras. Já na Zona Norte, a coleta acontece às terças, quintas e sábados.
“A empresa contratou caçambas para substituir estes caminhões coletores até que os novos veículos cheguem para garantir a normalidade no sistema de coleta”, afirmou Helson.
Moradores de diferentes bairros reclamam de pontos com lixo acumulado. A promessa da Secretaria de Zeladoria é de que a situação seja totalmente normalizada nos próximos dias. Enquanto isso, a secretaria orienta que a população siga o cronograma de coleta e evite jogar lixo em locais impróprios, para ajudar na limpeza da cidade.
Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.