A Câmara Municipal de Macapá (CMM) confirmou para a próxima segunda-feira (05), às 10h, a posse do primeiro suplente Zé Luiz no lugar do vereador Claudiomar Rosa, de 55 anos, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. O evento acontecerá no gabinete da presidência da Casa, em ato que cumpre os trâmites legais previstos na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno do parlamento macapaense.
A decisão foi tomada após a aprovação, no último dia 29 de abril, da licença médica solicitada por Claudiomar Rosa, com duração de quatro meses. O Partido dos Trabalhadores foi notificado formalmente pela Câmara na tarde de quinta-feira (30).
PROBLEMAS DE SAÚDE E AUXÍLIO DOENÇA
Claudiomar sofreu o AVC no dia 7 de março, durante uma viagem à cidade de Vitória, no Espírito Santo. Desde então, passou por cuidados intensivos e, atualmente, está internado em Macapá, onde realiza tratamento e sessões de fisioterapia. O salário do parlamentar será pago pelo Instituto de Previdência do Município de Macapá (MacapaPrev), conforme solicitação apresentada por uma curadora designada, segundo .
FAMÍLIA TRADICIONAL NA POLÍTICA
Com a posse de Zé Luiz, 48 anos, o Partido dos Trabalhadores mantém a composição atual de sua bancada na Câmara. Administrador por formação, ele exerceu dois mandatos como vereador em Santana e pertence ao influente Clã Nogueira, grupo político tradicional no Amapá. É irmão do ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira; da atual vereadora do município, Socorro Nogueira; da vice-prefeita, Isabel Nogueira; e de Paulo Nogueira, deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Pesca.
SALÁRIO E VERBA INDENIZATÓRIA
Zé Luiz conquistou 2.593 votos nas eleições municipais de 2024, ficando com a primeira suplência da sigla. Ao assumir a função parlamentar, terá direito ao salário de vereador e à verba indenizatória – destinada a custear despesas como combustível, alimentação e aluguel de escritório político. No entanto, por acordo entre os grupos políticos, a verba de gabinete, usada para a contratação de assessores, continuará sendo administrada pelo grupo do vereador Claudiomar Rosa, que permanece como titular do mandato.
A expectativa da presidência da Casa é que o novo parlamentar participe da sessão ordinária já na próxima semana, quando serão retomadas discussões sobre projetos de interesse do município.
Você quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.