Chegou ao fim nesta sexta-feira (11) a greve dos médicos peritos federais após 235 dias de paralisação. O movimento, que afetou o atendimento de milhares de segurados em todo o país, foi encerrado após negociação entre o Ministério da Previdência Social e a entidade que representa os profissionais.
A partir da próxima segunda-feira (14), os cerca de 300 médicos peritos que estavam em greve vão retomar normalmente suas atividades. Como parte do acordo firmado, os dias não trabalhados serão repostos e os salários que haviam sido descontados serão restituídos pelo governo.
COMO AGENDAR ATENDIMENTO
Os cidadãos que precisarem agendar uma perícia podem utilizar a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o portal Meu INSS.
Para casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, a recomendação é utilizar o serviço online Atesmed, que permite a realização da perícia médica de forma documental, sem a necessidade de comparecimento presencial.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL
Quem optar pelo atendimento presencial deverá apresentar os seguintes documentos no dia da perícia:
- Documento de identificação com foto;
- Laudo médico com diagnóstico e informações sobre tratamentos;
- Exames recentes;
- Prescrições médicas.
A expectativa do Ministério é de que, com o retorno dos médicos, a fila de perícias comece a ser reduzida nas próximas semanas.
Você tem uma denúncia pra fazer ou quer sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.