Na noite de quinta-feira (26), uma reunião realizada na residência do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, selou os nomes dos candidatos que disputarão a mesa diretora da Câmara Municipal de Macapá (CMM). O encontro contou com a presença de lideranças políticas, como o governador Clécio Luís, os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, deputados estaduais, federais e 14 dos 23 vereadores da capital amapaense.
O grupo assegura que conta com 15 votos, três a mais do necessário para garantir a vitória na eleição. Durante a reunião, Waldez, Clécio, Davi e Randolfe destacaram a importância de construir uma Câmara independente, mas que, na prática, pode criar entraves administrativos para o prefeito reeleito Dr. Furlan, cuja gestão é amplamente aprovada.
MEMBROS DA CHAPA
A composição da chapa foi desenhada para prestigiar os principais líderes políticos locais. Pedro Dalua (União) foi indicado à presidência, representando o partido de Davi Alcolumbre. Margleide Alfaia (PDT) ficou como vice-presidente, em consenso com o PDT de Waldez e Aline Gurgel. Joselyo Mais Saúde (PP) foi escolhido como segundo vice-presidente, representando a influência de Alinny Serrão, presidente da Assembleia Legislativa do Amapá. O primeiro secretário será Japão (Solidariedade), alinhado ao deputado Rodolfo Vale, genro do governador Clécio Luís, e Ruzivan Pontes (Republicanos) ocupará o cargo de segundo secretário, na cota de Hildegard Gurgel.
MOMENTO DE REAPROXIMAÇÃO
A reunião expôs mais do que alianças políticas, levantando rumores sobre uma aproximação estratégica do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Michel JK, com o grupo liderado por Davi Alcolumbre. A presença do deputado Jack JK, irmão do conselheiro, reforçou as especulações. Além disso, dois vereadores eleitos por partidos que apoiam o prefeito Furlan estariam sendo contabilizados como votos favoráveis à chapa: Patrick Monte, genro da deputada Edna Auzier, e Marcelo Dias, ligado a Michel JK.
CÂMARA INDEPENDENTE
O grupo promete uma Câmara independente, mas com sinais claros de que buscará impor limites à gestão do prefeito Dr. Furlan, reeleito com ampla aprovação popular e reconhecido como um gestor eficiente. A eleição da nova mesa diretora da CMM está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, logo após a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, no plenário Stephan Houat.
Quer fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem? Envie sua mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligue para (96) 99123-0707.