O atual ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nomeado para o cargo por indicação do senador Davi Alcolumbre, pode se preparar para disputar uma vaga como deputado federal em 2026. A possível candidatura é vista como uma estratégia para abrir caminho à reeleição do senador Randolfe Rodrigues, atual líder do governo Lula no Congresso Nacional, sem enfrentar conflitos de interesse dentro do cenário tucuju.
Waldez tem uma trajetória política marcada por altos e baixos. Ele iniciou a carreira como deputado estadual, sendo eleito por dois mandatos consecutivos. Em seguida, candidatou-se à prefeitura de Macapá, mas não conseguiu ser eleito. Porém, sua resiliência política logo se mostrou quando, em 2002, foi eleito governador do Amapá, conquistando a reeleição no primeiro turno em 2006.
O histórico também inclui uma derrota em 2010, quando tentou disputar uma vaga no Senado, mas acabou perdendo, em parte, devido à sua prisão durante a operação Mãos Limpas da Polícia Federal, que investigou casos de corrupção no estado. Mas, quatro anos depois, ele voltou à cena política e se tornou o único governador da história do Amapá a ser eleito e reeleito duas vezes, conquistando novamente o governo do estado em 2014 e, posteriormente, em 2018.
Agora, especula-se que Góes poderá disputar à Câmara dos Deputados em 2026, decisão que pode ser parte de um acordo político que visa manter a coesão entre as forças aliadas ao governo federal e preservar o espaço de Randolfe Rodrigues no Senado.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para mandar mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligar (96) 99123-0707.