A Polícia Civil do Amapá prendeu na manhã desta segunda-feira (23) o policial penal Raul Modesto Júnior, acusado de facilitar a entrada de drogas e celulares no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A prisão ocorreu durante uma ação da Operação Murus, que investiga a corrupção interna e o tráfico dentro do sistema penitenciário.
Raul Modesto Júnior foi preso em um anexo da penitenciária, onde estava em serviço, após investigações conduzidas pela Gerência de Inteligência da Polícia Penal e pela Delegacia de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). O Grupo Tático Prisional (GTP) também deu apoio à ação, que marca a segunda fase da operação.
OPERAÇÃO MURUS
A primeira fase da Operação Murus foi realizada no fim de agosto, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no bairro Infraero, em Macapá. Desde então, as investigações têm se aprofundado e apontado indícios de um esquema organizado dentro do presídio, onde servidores estão envolvidos na entrada de objetos ilícitos, como drogas e aparelhos celulares, beneficiando alguns presos.
CRIMES COMANDADOS DE DENTRO DO IAPEN
Segundo fontes da Polícia Civil, a presença de celulares nas celas vem facilitando o planejamento de atividades criminosas fora do presídio como extorsões, comandos para o tráfico de drogas, roubos e até mesmo homicídios.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para mandar mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligar (96) 99123-0707.