O Governador do Amapá, Clécio Luís, e o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, estão unindo forças para apoiar e fortalecer as equipes que continuam buscando vítimas da histórica enchente que afeta mais de 300 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.
Em uma ação conjunta, o Governo do Estado enviou uma equipe composta por 16 militares do Corpo de Bombeiros, especializados em resgate, para atuarem nos trabalhos de salvamento e apoio às vítimas das enchentes na região. Esse grupo, com vasta experiência em operações tanto no Brasil quanto no exterior, traz consigo um expertise valioso para lidar com situações de emergência.
Além disso, a Prefeitura de Macapá está reforçando o contingente com mais cinco Guardas Civis do Município, liderados pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Aldair Santos. Esses profissionais, especializados em diversas áreas, como enfermagem de urgência e emergência, resgate em áreas remotas e transporte aeromédico, estão equipados com drones para localização de vítimas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mecanismos para resgate de embarcações.
O destino desse esforço conjunto será o município de Porto Alegre, epicentro da crise no Rio Grande do Sul. A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, enfatizou que as medidas foram tomadas de forma rápida, porém organizada e planejada, em uma estratégia integrada de ação humanitária.
“A gestão estadual uniu todos os poderes constituídos para prestar assistência ao estado gaúcho. Estamos empenhados e solidários em ajudar. Além da equipe especializada enviada para salvar vidas, estamos mobilizando toda a sociedade civil e as instituições para arrecadar itens essenciais, como fraldas geriátricas e pediátricas, produtos de higiene pessoal, lanternas e pilhas”, destacou a secretária.
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul, para aqueles que desejam contribuir com ajuda financeira.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.