Em razão das graves consequências que a estiagem tem provocado no Amapá, o Governo decidiu prorrogar o decreto de situação de emergência para todos os 16 municípios do estado. A medida deve garantir a assistência imediata à população, especialmente aqueles que enfrentam os impactos diretos da seca, afetando, por exemplo, aproximadamente 13 mil pescadores.
O pedido de reconhecimento da situação emergencial foi encaminhado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A aprovação dessa solicitação permitirá a implementação de ações coordenadas pela secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, para ampliar de forma mais abrangente as pessoas afetadas por diversos desastres decorrentes da estiagem, queimadas, secas e salinização de rios.
Com o reconhecimento oficial, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, estará habilitado a realizar ações humanitárias de forma mais abrangente. Isso inclui envolverá o envio de técnicos especializados, água potável e mineral, distribuição de alimentos e outras medidas emergenciais, proporcionando uma resposta rápida e eficaz diante dessa situação crítica.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.