O Amapá, estado situado no extremo norte do Brasil, viu-se novamente envolvido ao caos provocado por um blecaute que afetou o país. Apesar de ter quatro hidrelétricas que utilizam os recursos hídricos dos rios Araguari e Jari, braços do leito amazônico, como fonte de energia primária para geração de energia elétrica, o combalido Estado não escapou de vivenciar um novo apagão nesta terça-feira (15).
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a energia já foi restaurada no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em partes da região Norte e Nordeste, incluindo todas as capitais. Segundo o MME e do Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional sofreu uma falha às 8h31 e, desde então, equipes trabalham para reestabelecer o fornecimento de energia. Até o momento, a causa dessa ocorrência não foi divulgada.
CAOS NO TRÂNSITO
Uma consequência imediata foi o desligamento de semáforos em várias partes da capital, gerando transtornos em bairros de grande movimentação, como Centro, Araxá, Pedrinhas, Zerão, Congós, Buritizal.
FALTA DE ÁGUA
Além da falta de energia, a população amapaense enfrenta a escassez de água. Moradores de Macapá e de cidades interioranas informaram que, além da interrupção elétrica, também houve a carência no abastecimento de água.
ESCOLAS DISPENSARAM ALUNOS
As escolas municipais e do estado tiveram que dispensar os alunos mais cedo. Uma multidão aguardava o retorno para casa nas paradas de ônibus.
SEM PIX E CARTÃO
Na Praça do Coco, diversos comerciantes foram afetados pela situação, adotando a política de pagamento apenas em dinheiro devido à ausência de sistemas eletrônicos, como o Pix.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar com a gente? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.