Na manhã desta terça-feira (4), o Mercado Central de Macapá se transformou em um verdadeiro paraíso artístico ao receber a primeira edição do Verão das Artes. O evento foi organizado pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e trouxe uma exposição de quadros pintados e fotografados por talentosos artistas locais. A iniciativa faz parte das diversas atividades do Macapá Verão 2023 e proporciona aos moradores e visitantes da cidade uma imersão no universo criativo e na riqueza cultural regional.
Entre os destaques da exposição, encontramos o artista Aog Rocha, que há quase quatro décadas se dedica à produção de esculturas, pinturas e fotografias. Ele contou ao Portal Ney Pantaleão a empolgação em fazer parte desse evento pioneiro. “Pra mim é uma satisfação muito grande estar participando do evento, pois pela primeira vez o Macapá Verão contempla os profissionais das artes visuais em especial da fotografia”, comentou. Suas duas fotografias em exposição, “Igarapé das Mulheres. Uma visão mais urbana de Macapá” e “Fragmentos espalhados”, revelam sua perspectiva e sensibilidade ao fazer registros.
Aog registrou uma construção através do reflexo em uma poça d’água, girando a imagem de ponta-cabeça para desafiar o espectador. “Essa imagem tem o objetivo de confundir um pouco e mostrar como Macapá está evoluindo, assim como esse prédio em construção”, detalhou o artista.
Assim como Aog, outros talentosos artistas foram selecionados através do edital 007/2022, que fomenta e estimula as produções artísticas no município. A primeira parte do Verão das Artes foi uma exposição com pinturas, esculturas e fotografias de artistas da região. A exibição continuará todas as terças-feiras no Mercado Central.
Durante o primeiro dia de Verão das Artes, 17 artistas tiveram a oportunidade de expor suas produções para comunidade macapaense. O diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, ressaltou a importância do evento, afirmando que “o Mercado Central é o maior espaço de visibilidade, uma vitrine fantástica”. Além disso, lembrou também “além dos quadros e fotografias, o espaço terá contação de histórias, literatura, dentre outras produções visuais”.
Além da visibilidade, a exposição proporcionou a oportunidade de negócios para os artistas, pois tiveram a possibilidade de vender suas obras durante o evento. Ainda segundo o presidente da Fundação de Cultura todos os artistas que se apresentaram receberam cachês. “Além de serem valorizados, eles tem a oportunidade de mostrar o produto e vender a produção para os apreciadores das artes”, enfatizou.
As exposições do Verão das Artes ocorrerão todas as terças-feiras, como parte integrante da programação do Macapá Verão, e prometem continuar a encantar e inspirar o público com a diversidade e a magia das expressões artísticas locais.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.