O Governo do Estado do Amapá tem dado prioridade à questão da emissão de vistos para a Guiana Francesa pelo Consulado Honorário Francês de Macapá. Desde 2020, essa emissão foi suspensa pelo país europeu, passando a ser disponibilizado apenas de forma biométrica na Embaixada da França em Brasília, no Distrito Federal.
Essa mudança tem tornado o processo mais caro e demorado para os amapaenses que desejam visitar o território ultramarino vizinho, a Guiana Francesa, que faz fronteira com o estado do Amapá e teve a travessia facilitada em 2017 com a inauguração da Ponte Binacional Franco-Brasileira.
O governador Clécio Luís participou da 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) nesta terça-feira (4) e apresentou propostas para resolver a questão para brasileiros que desejam ingressar na Guiana Francesa. Ele destacou a importância de retomar a emissão dos vistos em Macapá, facilitando o processo para os amapaenses, e manifestou o desejo de abolir a obrigatoriedade do visto no futuro.
“Não precisamos de visto para viajar para Paris. Já temos muita cooperação estabelecida entre as polícias, os comerciantes, nas áreas de cultura, educação e saúde. Queremos institucionalizar essa cooperação transfronteiriça, pois acreditamos que isso abrirá belas oportunidades para o Amapá”, comentou.
A questão do visto foi um dos nove pontos apresentados pelo Conselho do Rio, uma organização que trata de demandas comuns aos moradores de Oiapoque e Saint Georges, cidades irmãs na fronteira franco-brasileira. O Governo do Estado do Amapá busca soluções que visem facilitar e agilizar a interação entre as regiões, fortalecendo a cooperação transfronteiriça e buscando facilitar a integração entre os dois territórios para promover maior intercâmbio cultural, econômico e social entre o Amapá e a Guiana Francesa.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.