O impacto ambiental causado pelo descarte irregular de garrafas pet é uma preocupação crescente em nosso planeta. Mas na casa da dona Maria Luiza e seu Manoel Guedes, no bairro Araxá, na zona sul de Macapá, essas garrafas estão sendo transformadas em utensílios domésticos de forma inovadora.
Dona Maria me contou que há oito anos, ela, o esposo, a nora Rose e o filho Pedro, dedicam-se diariamente à produção de vassouras. Com cuidado e maestria, eles mostraram ao Portal Ney Pantaleão o passo a passo desse processo artesanal.
Para a confecção de cada vassoura, em média, são necessárias 10 garrafas pet de um ou dois litros. Todo o processo de fabricação é realizado manualmente. O primeiro passo é lavá-las minuciosamente e, em seguida, cortá-las. As cerdas são retiradas das garrafas, formando tiras longas, que são puxadas como fios.
Enquanto trabalham, o rádio antigo pendurado na parede os acompanha, trazendo alegria e descontração. Após o preparo das cerdas, elas são cuidadosamente enroladas e fixadas, para em seguida serem levadas ao forno, onde adquirem a forma desejada. Ao saírem do forno, as vassouras são finalizadas com o corte preciso, utilizando uma tesoura. E pronto! Estão quase prontas para uso.
As sobras das garrafas, como o fundo, rótulo e topo, são destinadas à reciclagem, mostrando o compromisso dessa família não apenas com a reutilização das garrafas, mas também com a correta destinação dos resíduos.
Uma das maiores dificuldades atualmente enfrentadas por eles é a escassez de matéria-prima. A obtenção de garrafas pet para a confecção das vassouras e outros produtos tem se tornado um desafio constante. Na semana passada, por exemplo, a família não pôde trabalhar, pois não tinham garradas para a produção.
Essa história inspiradora nos mostra que, com criatividade e comprometimento, é possível transformar um problema ambiental em solução. Esperamos que iniciativas como essa sejam valorizadas e incentivadas, para que mais pessoas adotem práticas sustentáveis em seus lares e contribuam para a preservação do nosso planeta.
QUANTO CUSTA UMA VASSORA?
As vassouras feitas a partir das garrafas pet são vendidas por um preço acessível de apenas R$ 10,00 cada. Além disso, é possível encomendar uma dúzia delas, incluindo o cabo, por apenas R$ 110 reais. Um preço justo para um produto que traz consigo o cuidado com o meio ambiente. Caso você queira comprar, basta entrar em contato pelo telefone (96) 98422-0647.