O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo do presidente Lula no Congresso, anunciou nesta manhã (18) que está deixando o partido pelo qual foi eleito, a Rede Sustentabilidade. A decisão marca um rompimento público com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, depois que o IBAMA negou licença à Petrobras para perfuração na foz do rio Amazonas, projeto de interesse para o desenvolvimento do Amapá.
Randolfe teria percebido que a decisão sobre a foz do rio Amazonas foi uma retaliação contra ele. Os dois vêm disputando espaço dentro da Rede há meses e o clímax dessa disputa ocorreu quando Heloísa Helena foi eleita presidente do partido com o apoio de Randolfe, em detrimento de Marina, há algumas semanas.
Os dois não se falam há meses. Randolfe não compareceu à posse de Marina no início do governo e a nomeação dele como líder do de Lula foi uma escolha pessoal do presidente, sem relação com a Rede. Com a saída de Rand, a Rede Sustentabilidade fica sem representação no Senado. O partido elegeu apenas dois deputados: a própria Marina e o pernambucano Túlio Gadêlha, que é o único em exercício de mandato.
Leia a seguir a carta completa enviada por Randolfe a Heloísa Helena, comunicando sua decisão de desligamento.
“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE: Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça. Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica. Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará. Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.
Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.
Brasília-DF, 18 de Maio de 2023.
RANDOLFE RODRIGUES”