A clonagem de celular tem sido um crime comum no Brasil atualmente. Os golpistas clonam o número de telefone de uma pessoa e passam a ter acesso aos aplicativos de mensagens instantâneas e dados pessoais das vítimas, o que pode levar a prejuízos financeiros e até emocionais. O senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, foi a vítima mais recente desse tipo de crime.
Segundo a assessoria, bandidos teriam clonado o número do celular de Alcolumbre para aplicar um golpe financeiro em seus contatos próximos. Os criminosos se passaram pelo senador e pediram dinheiro a amigos e familiares, usando o nome do político para ganhar a confiança das vítimas.
Através das redes sociais ele alertou a população sobre o crime e disse que já tomou medidas para investigar os criminosos. ” Muitos contatos estão recebendo mensagens solicitando transferência de valores. É um golpe! Medidas necessárias já estão sendo tomadas”, disse o político amapaense.
COMO EVITAR A CLONAGEM?
A clonagem de celular é um crime que vem crescendo no país nos últimos anos. De acordo com o especialistas em Segurança Digital, Marlon Corrêa, os criminosos utilizam softwares especializados para clonar o número de telefone das vítimas e ter às informações pessoais e bancárias. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, é importante não compartilhar informações pessoais com terceiros, utilizar senhas fortes e atualizar regularmente os softwares de segurança do celular.