Desde às 6h da manhã desta segunda-feira (1), o serviço de recebimento de chamadas de urgência e emergência do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) está fora do ar – e sem previsão de retorno. Quem precisou do serviço através do 190 ou 193, ligou e não conseguiu falar com a central de recebimento de chamadas. O Ciodes foi implantado há 17 anos e centraliza o recebimento, despacho e comunicação de ocorrências em todo o Amapá.
O Governo do Estado do Amapá, através da secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), investiu quase R$ 18 milhões neste moderno sistema de comunicação e monitoramento. Os investimentos foram em infraestrutura tecnológica, licenciamento de softwares, aquisição de novos radiocomunicadores e implantação de novas torres de comunicação.
Além do sistema despacho de ocorrências, o Ciodes está conectado às câmeras de monitoramento do trânsito. As placas de veículos que estão com restrições na Justiça geram alertas, em tempo real e com a localização da área onde foi identificada, para os operadores do Centro.
O Portal Ney Pantaleão entrou em contato com a assessoria de comunicação da SEJUSP cobrando informações sobre o motivo que levou a falha, através de nota o Governo do Estado do Amapá informou o seguinte:
“O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) informa que os serviços estão temporariamente paralisados desde às 6h desta segunda-feira, 1º de maio, por problemas técnicos no sistema Embratel, responsável pela comunicação do Ciodes. A empresa foi acionada e segue fazendo manutenção para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível à população.”