O senador amapaense Davi Alcolumbre foi reeleito para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça no senado. Ele assume o comando da Comissão durante o período de 2023 a 2024. A CCJ é responsável por analisar se as leis propostas pelos parlamentares estão de acordo com a Constituição e com as leis já existentes.
A escolha do presidente da comissão foi feita sem votação, por aclamação, e o senador Jader Barbalho (MDB-PA) liderou o processo na tarde de terça (8). Porém, ainda não se sabe quem será o vice-presidente da comissão. A eleição por aclamação ocorre quando os votantes expressam seu apoio de forma verbal através de aplausos, resultando em unanimidade, sem a necessidade de votação individual.
Alcolumbre expressou gratidão pela confiança depositada pelos colegas e se comprometeu a concentrar esforços nas disparidades regionais do país. Ele se propôs a desempenhar um papel de intermediário entre o governo, o Poder Legislativo e a sociedade para lidar com os projetos que visem ao benefício da população brasileira.
Esta é a comissão mais importante do Senado. Todos teremos um desafio muito grande nesta quadra histórica do Parlamento brasileiro. Todos nós temos nossas responsabilidades e nossos compromissos, independentemente do partido
garantiu o senador Davi Alcolumbre.