Justiça manda para a penitenciária criminoso que roubou e matou adolescente em Macapá

O bandido foi capturado em uma operação conjunta entre policiais da DECPP, com o apoio de militares da Rotam.

5 Min Read
Fotos: Lucas Brito.

O juiz Diego de Souza Sobral converteu a prisão em flagrante do criminoso Ailton Carvalho Sena, de 25 anos, conhecido como “Smoke”, para prisão preventiva, em uma tentativa de garantir a ordem publica a segurança da sociedade. O bandido roubou e matou o adolescente João Victor da Silva Costa, de 15 anos, em um crime de latrocínio que chocou a população.

Militares da Rotam foram acionados para dar apoio aos policiais civis.

O CRIME
O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (9) na Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, quando João Victor estava com um grupo de amigas deitado debaixo de uma árvore. Os jovens foram abordados por Ailton, que, armado com uma faca, intimidou os estudantes, roubando dois celulares e uma bicicleta. Durante a fuga, o criminoso desferiu dois golpes no tórax da vítima. O adolescente caiu gravemente ferido e, apesar dos esforços de populares que tentaram socorrê-lo, João Victor não resistiu e morreu antes da chegada do atendimento médico.

A vítima foi socorrida para o HE, porém, não resistiu aos graves ferimentos.

FUGA E INVESTIGAÇÃO
Logo após o crime, Ailton foi flagrado por câmeras de segurança fugindo com a bicicleta da vítima. As imagens mostraram o criminoso deixando a praça, descendo a Rua Gurijuba e seguindo pela Orla de Macapá, passando em frente ao Hotel do Forte e à Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DECCM).

Criminoso flagrado fugindo na bicicleta da vítima que acabará de matar.

Com base nesses registros, os policiais da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) mapearam o percurso da fuga e iniciaram uma busca intensa para capturar o autor do crime.

CAPTURA DO CRIMINOSO
As buscas pelo bandido se intensificaram até que uma denúncia anônima levou as autoridades a Ailton Carvalho Sena, escondido em uma área de mata próxima à sua residência, no bairro Perpétuo Socorro. No local, foram encontrados os objetos utilizados durante o crime: uma blusa preta, um par de tênis e uma mochila azul, além do documento de identidade do criminoso.

A roupa usada no crime bem como objetos das vítimas foram encontrados.

Ailton foi preso com apoio de militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e conduzido ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval, onde, ao ser interrogado, preferiu permanecer calado.

PRISÃO PREVENTIVA
Diante da gravidade do crime e da repercussão social, o juiz Diogo Sobral decidiu converter a prisão em flagrante de Ailton para preventiva, justificando a necessidade de manutenção da ordem pública e proteção da comunidade.

Na hipótese, verifico que a conduta imputada ao custodiado é concretamente grave, pois o ato foi praticado com violência exercida com arma branca, e dele decorreu gravíssima consequência. Tais fatos revelam abalo à ordem pública e consubstanciam fundamento apto a indicar a necessidade da custódia cautelar, diz trecho da decisão do magistrado.

“Smoke” já tem passagem pela penitenciária e seria membro de organização criminosa.

REAÇÃO DA COMUNIDADE
O latrocínio que vitimou João Victor gerou comoção e revolta na comunidade. Amigos, familiares e colegas da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, onde o jovem estudava, expressaram indignação e tristeza pela perda precoce e brutal. Em nota, a escola manifestou pesar e solidariedade à família, pedindo mais segurança nas áreas públicas frequentadas por jovens.

CRIMINOSO TEME REPRESÁLIAS
Os advogados de defesa presentes na audiência de custódia pediram ao juiz de plantão que notificasse a direção do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) para garantir a integridade física de “Smoke” durante o período de custódia, citando preocupação com possíveis represálias dentro do sistema penitenciário.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para mandar mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligar (96) 99123-0707.

Share This Article
Exit mobile version