Lucas Barreto volta a defender exploração de petróleo na Margem Equatorial

O senador fez críticas ao atual modelo de licenciamento ambiental no Brasil, apontando que a centralização das decisões no Ibama tem atrasado projetos estratégicos.

2 Min Read
Foto: Agência Senado.

O senador Lucas Barreto fez um pronunciamento nesta terça-feira (13) destacando a importância estratégica da exploração de petróleo na Margem Equatorial, área que se estende entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. Ele afirmou que a questão deixou de ser apenas uma vantagem econômica para os estados envolvidos, tornando-se uma questão de soberania nacional.

Lucas disse que essa exploração pode configurar uma nova ordem econômica, social e ambiental para o Brasil, ressaltando ainda o papel importante que as megajazidas de óleo e gás desempenham na transição energética do país.

O senador elogiou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por seus esforços na defesa da importância dessas explorações. Mas também fez críticas ao atual modelo de licenciamento ambiental no Brasil, apontando que a centralização das decisões no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atrasado projetos estratégicos.

Segundo ele, a burocracia pode comprometer o desenvolvimento econômico, e sugeriu que o Senado e o governo federal instituam uma nova governança para gerenciar esses processos de forma mais eficaz.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para mandar mensagem no WhatsApp clicando aqui ou ligar (96) 99123-0707.

Share This Article
Exit mobile version