Com a aproximação das eleições municipais de 2024, os pré-candidatos do município de Santana receberam um recado ameaçador através de uma pichação em um muro que dizia: “Proibido reunião de candidato na Ilha [de Santana]”. Este ato de intimidação causou preocupação na comunidade local e acionou o serviço de inteligência da Polícia Civil do Amapá.
A ação rápida e eficaz da Polícia Civil resultou na identificação e localização do autor da pichação. Em vídeo divulgado, o indivíduo confessou ter recebido ordens para realizar a pichação, mas demonstrou arrependimento pelo ato que hostilizava a comunidade e os pré-candidatos.
“Eu me arrependi de ter pichado o muro e nunca mais vou fazer isso. Os caras que mandaram, o Neguinho me mandou ir lá, pichar o muro lá, e nunca mais vou fazer isso”, diz o acusado identificado.
No local onde antes havia a pichação ameaçadora em vermelho, agora está pintado de azul com a palavra “polícia”. Até o momento, não há informações sobre se o acusado será indiciado por apologia ao crime e crime ambiental. Segundo o Código Penal Brasileiro, a pena para esses crimes pode variar de três meses a um ano de detenção, além de multa.
ILHA DE SANTANA
É um distrito localizado na segunda maior cidade do Estado, fica a cerca de 30 km da capital, Macapá. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da ilha é estimada em 3 mil habitantes. A pichação em um dos muros locais foi vista como uma tentativa de desestabilizar o processo eleitoral e intimidar os candidatos e eleitores.
Você tem alguma denúncia, reclamação ou boa notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.