Uma equipe do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazia um patrulhamento próximo do Centro Social Céu das Artes, no bairro Infraero II, na Zona Norte de Macapá, quando foi abordada por populares que relataram que dois indivíduos em uma bicicleta, vestidos com camisas escuras, estavam exibindo uma arma de fogo e amedrontando a população local.
Diante das informações, os policiais intensificaram a vigilância na área e conseguiram localizar os suspeitos na rua Monte Alegre. Segundo a polícia, ao avistarem a equipe policial, os indivíduos abandonaram a bicicleta e correram para a residência, ambos com armas nas mãos.
Os militares cercaram a casa e realizaram a entrada tática. Luiz Carlos de Lima Santos, de 20 anos, que estava escondido atrás de uma parede, teria disparado contra os policiais com um revólver calibre 32.
A polícia reagiu aos disparos e após o confronto, um dos suspeitos conseguiu fugir, restando apenas Luiz Carlos, que foi atingido. O óbito foi confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com o infrator, foram encontradas duas porções de substância aparentemente cocaína e uma munição calibre 22.
A Polícia Técnica realizou a perícia no local e os procedimentos de praxe, todos os itens apreendidos e a ocorrência foram encaminhados para a delegacia de polícia para investigação.