Governo busca retomar emissão de vistos para Guiana Francesa em Macapá

2 Min Read
Foto: Erich Macias/GEA.

O Governo do Estado do Amapá tem dado prioridade à questão da emissão de vistos para a Guiana Francesa pelo Consulado Honorário Francês de Macapá. Desde 2020, essa emissão foi suspensa pelo país europeu, passando a ser disponibilizado apenas de forma biométrica na Embaixada da França em Brasília, no Distrito Federal.

Essa mudança tem tornado o processo mais caro e demorado para os amapaenses que desejam visitar o território ultramarino vizinho, a Guiana Francesa, que faz fronteira com o estado do Amapá e teve a travessia facilitada em 2017 com a inauguração da Ponte Binacional Franco-Brasileira.

O governador Clécio Luís participou da 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) nesta terça-feira (4) e apresentou propostas para resolver a questão para brasileiros que desejam ingressar na Guiana Francesa. Ele destacou a importância de retomar a emissão dos vistos em Macapá, facilitando o processo para os amapaenses, e manifestou o desejo de abolir a obrigatoriedade do visto no futuro.

Governador Clécio durante evento em Caiena, capital da Guiana Francesa

“Não precisamos de visto para viajar para Paris. Já temos muita cooperação estabelecida entre as polícias, os comerciantes, nas áreas de cultura, educação e saúde. Queremos institucionalizar essa cooperação transfronteiriça, pois acreditamos que isso abrirá belas oportunidades para o Amapá”, comentou.

A questão do visto foi um dos nove pontos apresentados pelo Conselho do Rio, uma organização que trata de demandas comuns aos moradores de Oiapoque e Saint Georges, cidades irmãs na fronteira franco-brasileira. O Governo do Estado do Amapá busca soluções que visem facilitar e agilizar a interação entre as regiões, fortalecendo a cooperação transfronteiriça e buscando facilitar a integração entre os dois territórios para promover maior intercâmbio cultural, econômico e social entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Você tem alguma denúncia, reclamação ou notícia para compartilhar conosco? Fique à vontade para ligar (96) 99123-0707 ou mande mensagem no WhatsApp clicando aqui.

Share This Article
Exit mobile version