Vereador Pedro Dalua é um dos alvo de operação que apura corrupção eleitoral

O político foi candidato a deputado federal pelo PSC na última eleição, obtendo 6.601 votos, correspondendo a 1,56% do eleitorado

3 Min Read

Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Preposto, que visa investigar casos de corrupção na eleição de 2022. Entre os alvos da operação está o vereador de Macapá e apresentador da TV, Pedro dos Santos Martins, cujo nome artístico é Pedro Dalua, que concorreu como candidato a deputado federal pelo Partido Social Cristão (PSC) nas últimas eleições e obteve 6.601 votos, correspondendo a 1,56% do eleitorado.

Policiais fizeram buscas em veículos

A PF, com apoio do Bope, Força Tática e 6º Batalhão de Polícia Militar, cumpriram 16 mandados de busca e apreensão nos bairros Zerão, Centro, Universidade, Marabaixo, Buritizal, Novo Buritizal, Jardim Marco Zero, Equatorial, Laguinho, Congos e São Lázaro, em Macapá, além dos municípios de Santana e Laranjal do Jari .

Busca em uma área de mata para procurar suposto celular que poderia ter sido descartado

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais adentraram uma área de mata com o intuito de encontrar o possível aparelho celular pessoal do político, que segundo informações, poderia ter sido descartado em um terreno baldio.

DESDOBRAMENTO DE OPERAÇÃO
A ação de hoje é um desdobramento da Operação Maquilagem, realizada em outubro do ano passado. A investigação anterior tinha como foco um esquema de compra de votos e captação de pessoas para candidaturas femininas fraudulentas, mediante oferecimento de dinheiro do fundo partidário.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou um possível esquema de transporte irregular de eleitores e violação de sigilo do voto envolvendo deputados estadual e federal nas eleições de 2022. Além disso, eles estariam captando candidatos no dia da votação para favorecer determinados candidatos.

Os suspeitos realizavam o transporte de candidatos de diversos municípios seus locais de votação, forçando-os a posar para fotos segurando os panfletos dos candidatos, conhecidos como “santinhos”, como forma de comprovar o apoio aos políticos. Um grupo de servidores públicos (policiais penais) que teriam ligação ao deputado estadual Jory Oeiras teriam também sido alvos da operação. O vereador Dalua confirmou que na eleição passada fez ‘casadinha’ com o deputado.

O QUE DIZ O VEREADOR?
O vereador Pedro Dalua concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Ney Pantaleão  e deu sua versão sobre a operação. Assista o vídeo.

Vereador Dalua conversou com o jornalista Ney Pantaleão

A entrevista completa em vídeo você assiste às 17h no programa Fala Cidade, ao vivo, pela TV Tucuju – canal 24, afiliada da RedeTV no Amapá.

Share This Article
Exit mobile version