Um detento que cumpria pena por roubo foi morto após ter sido brutalmente espancado por colegas de cela no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. De acordo com o Centro Integrado de Operações em Defesa Social, o detento, identificado como DenÃlson Moraes da Silva, de 25 anos, teria sido torturado pelos seus companheiros de cela. A morte foi confirmada na quarta-feira (10).
Segundo o delegado Wellington Ferraz, titular da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Delegacia de HomicÃdios), a vÃtima teria sido violentamente agredida há cerca de três dias e teria buscado atendimento na enfermaria da cadeia. Suspeita-se que após a sessão de espancamento, ele não vinha se alimentando corretamente, resultando no agravamento de saúde. Ele chegou a mencionar que foi linchado pelos agressores antes de falecer, mas não divulgou nomes.
Ainda de acordo com o delegado, foram levantados possÃveis nomes dos agressores, mas a motivação para o ataque ainda não foi revelada. Um laudo da PolÃcia CientÃfica irá determinar a causa da morte, mas caso seja confirmado que a morte foi resultado das agressões, os suspeitos responderão pelo crime de homicÃdio.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
Para a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil â Seccional do Amapá, este episódio coloca em evidência a situação das prisões no paÃs, onde a superlotação e o elevado nÃvel de violência tornam as cadeias verdadeiras escolas do crime, onde os detentos são vÃtimas constantes da violência exercida por outros detentos e pelo Estado.