A Prefeitura de Macapá, através da Comissão Especial de Licitação da Secretaria Municipal de Governo (Segov), com o apoio técnico da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) realizará na sexta-feira (28), às 9h, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), a sessão de abertura do processo licitatório que visa a contratação de empresas que prestarão serviços de transporte público de passageiros na capital.
A intenção é melhorar a qualidade do transporte público coletivo, garantindo a circulação de 180 novos ônibus, já incluÃda nesse quantitativo a frota reserva. Os veÃculos deverão ser equipados com tecnologia que permite que o usuário faça o acompanhamento do trajeto em tempo real, possibilitando conforto, segurança e pontualidade à população.
O certame será dividido em dois blocos de operação. O primeiro atenderá as demandas dos moradores das zonas Norte e Oeste. O segundo será direcionado aos munÃcipes das zonas Sul e Sudoeste.
Os blocos devem aderir ao bilhete único e ao sistema de monitoramento dos veÃculos, com viagens, horários e rotas, e também dar clareza ao movimento de passageiros, sistema que atualmente é gerenciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) e passará a ser gerenciado pela CTMac.
A Concorrência n° 05/2023- CEL/SEGOV/PMM será do tipo menor preço, podendo participar dela empresas que sejam do segmento do transporte, inclusive organizadas em Consórcio. A concessão do serviço será para o prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado uma única vez pelo prazo de 5 anos.
Para o presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC), Paulo Barros, a licitação é um momento importante para o transporte. âNossa intenção é proporcionar o melhor a todos os usuários de transporte público, vamos realizar a licitação e assim conseguir novas empresas para executar um transporte de excelênciaâ, diz o gestor.