Prefeito Furlan reajusta em 6% salário do funcionalismo público municipal de Macapá

Os diálogos com os sindicatos de cada categoria tem sido importante para os avanços na valorização do servidor público municipal

3 Min Read
Foto: Tiago Amaral/Prefeitura de Macapá.

Os salários dos funcionários públicos municipais de Macapá terão reajuste de 6%, levando em consideração a reposição das perdas inflacionários de 5,3%. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Furlan é fruto de negociação com entidades sindicais do funcionalismo público municipal. As categorias comemoraram a retomada do diálogo, através de um canal oficial com a atual gestão, para discutir a recomposição salarial e a valorização do serviço público.

A determinação de Furlan tem sido manter o dialogo permanente com o funcionalismo público municipal. “Pelo segundo ano consecutivo a prefeitura concede um aumento. Esse ano nós vamos repor as perdas inflacionárias de 5,30% com o reajuste de 6%, que será dado para cada categoria. Já tivemos nesta semana o aceite do Sinsepeap para professores e também profissionais da educação”, garantiu o gestor.

DIÁLOGO ABERTO E ACORDO RÁPIDO
A servidora pública da educação Sarah Reis comemorou o fato de o acordo ter sido um dos mais céleres da história do funcionalismo público e reconheceu a sua urgência. “Este é um momento importante, pois nós servidores estamos sendo valorizados e a educação é a ferramenta que combate desigualdades, então ver essa valorização me traz esperanças”.

COMO SERÁ O REAJUSTE?
Os reajustes de 6% serão para os professores, pedagogos, especialistas em Educação e auxiliares Educacionais da Educação, bem como para a Saúde entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Endemias (ACE), Vigilância e Saúde (AVS), e demais profissionais. No administrativo, os demais Servidores da PMM e cargos comissionados, assim como os inativos aposentados e pensionistas também receberão o aumento de 6%. Já na Segurança pública, conforme o diálogo entre o sindicato, o reajuste será de 5% para a Guarda Municipal de Macapá.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Os Guardas Civis receberão 5% de aumento. Segundo Furlan, a categoria teve a aprovação em 2022 do Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração (PCCR), e o novo aumento já equivale a uma promoção.

ENTENDENDO O REAJUSTE
Os percentuais do reajuste salarial dos servidores públicos municipais serão ordenados por datas e categorias funcionais com aumento para profissionais da Educação a partir do mês de abril; Saúde no mês de maio e junho; setores administrativos, comissionados e os inativos como aposentados e pensionistas, no mês de junho; e no mês de agosto será a Guarda Municipal. Entre servidores ativos e inativos, são mais de 10.500 mil, sendo cerca de 9.100 mil ativos e mais de 1 mil entre inativos, aposentados e pensionistas.

Share This Article
Exit mobile version