O Comitê Permanente de Valorização do Servidor Público do Governo do Amapá anunciou nesta quarta-feira (5) o reajuste linear de apenas 5,6% da data-base do funcionalismo. A proposta ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O anúncio foi feito pelo secretário de Administração (Sead), Paulo Lemos, que explicou que o percentual linear concedido é o máximo possível para que o Estado se mantenha dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Mais 22 mil servidores ativos e inativos serão alcançando com o reajusta que terá impacto na folha de pagamento de R$176 milhões por mês. Segundo o GEA, o valor tem como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de fevereiro, que deve ficar em torno de 5,36% no mês de março, ou seja, abaixo do valor do reajuste.
O Comitê continuará se reunindo com os sindicatos para dialogar e avançar nos outros pontos de pautas das categorias. A coletiva contou com a presença da secretária de Educação (Seed), Sandra Casimiro, do diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, do secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Michel Miranda, do secretário adjunto de Planejamento (Seplan), Linike Lima, e da diretora-presidente da Escola de Administração Pública (EAP), Keuliciane Moraes.