Todo e qualquer acidente envolvendo estruturas com a rede elétrica são motivos de preocupação para a população e para a CEA Equatorial. Os acidentes envolvendo colisões de veÃculos contra postes de energia no Amapá estão entre as ocorrências registradas pela companhia, que alerta os consumidores dos riscos que correm e cuidados que podem tomar.
De acordo com um levantamento feito pela empresa distribuidora de energia, no ano passado e nos dois primeiros meses de 2023, foram registradas 183 ocorrências dessa natureza. A maioria desses acidentes aconteceram em Macapá, com 160 casos. Os acidentes podem acontecer por diversos fatores, como: excesso de velocidade, más condições das vias, embriaguez do motorista, sonolência do condutor, falhas mecânicas e até mesmo pela utilização de celular enquanto o motorista dirige. Estes acidentes, além de provocar a interrupção do fornecimento, representam risco de morte.
O gerente de Manutenção e Obras da CEA Equatorial, Adriel Lima, diz que os danos causados geram transtornos e altos riscos para o condutor do veÃculo envolvido no acidente e também para moradores da região, que precisam estar cientes dos cuidados a serem tomados. “Quando acontece esse tipo de acidente, os fios energizados são derrubados e podem causar descargas elétricas. Isso gera risco para os ocupantes do veÃculo e também para pessoas que estiverem passando pelo localâ.
ORIENTAÃÃO
Em ocorrências de batidas de um veÃculo contra um poste, tendo a rede elétrica danificada, algumas medidas de segurança devem ser seguidas a fim de evitar danos maiores. Neste momento, nenhuma pessoa deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caÃdos e não devem tocar em objetos que estejam em contato com a rede elétrica. A recomendação é que entrem em contato com a Central de Atendimentos da CEA Equatorial pelo 0800 096 0196.
Caso a vÃtima esteja dentro de um veÃculo e o cabo cair e permanecer sobre ele, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros. à preciso permanecer dentro do veÃculo e não pegar na parte metálica, já que pode ocorrer condução de corrente através dos pneus.
PREJUÃZOS
De acordo com o Artigo 927 do Código Civil, quem, por ato ilÃcito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-los. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos a outras pessoas devem ser pagos pelo motorista, que pode ser acionado judicialmente.
Tem alguma notÃcia, reclamação ou denúncia para compartilhar? Envie para o nossoWhatsApp (96) 99123-0707!